ASTERACEAE

Inulopsis scaposa (DC.) O.Hoffm.

Como citar:

Tainan Messina; Miguel d'Avila de Moraes. 2012. Inulopsis scaposa (ASTERACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

707.616,432 Km2

AOO:

420,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

Ocorre no Paraguai e Brasil, nos Estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina (Nakajima et al., 2010).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Tainan Messina
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Categoria: LC
Justificativa:

?Espécie amplamente distribuída.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Cerrado, Mata Atlântica
Fitofisionomia: Ocorre em campo rupestre, campo de altitude, Cerrado e campos sulinos (Borges; Forzza, 2008).
Habitats: 3.7 Subtropical/Tropical High Altitude, 2.1 Dry Savanna
Detalhes: Erva acaule, típica de ambientes campestres, fértil durante o ano todo e polinizada por insetos.

Ameaças (2):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
A degradação do solo e dos ecossistemas nativos e a dispersão de espécies exóticas são as maiores e mais amplas ameaças à biodiversidade. A partir de um manejo deficiente do solo, a erosão pode ser alta: em plantios convencionais de soja, a perda da camada superficial do solo é, em média, de 25 ton/ha/ano. Aproximadamente 45.000 km² do Cerrado correspondem a áreas abandonadas, onde a erosão pode ser tão elevada quanto a perda de 130 ton/ha/ano. O amplo uso de gramíneas africanas para a formação de pastagens é prejudicial à biodiversidade, aos ciclos de queimadas e à capacidade produtiva dos ecossistemas. Para a formação das pastagens, os Cerrados são inicialmente limpos e queimados e, então, semeados com gramíneas africanas, como Andropogon gayanus Kunth., Brachiaria brizantha (Hochst. ex. A. Rich) Stapf, B. decumbens Stapf, Hyparrhenia rufa (Nees) Stapf e Melinis minutiflora Beauv. (molassa ou capim-gordura). Metade das pastagens plantadas (cerca de 250.000 km² - uma área equivalente ao Estado de São Paulo) está degradada e sustenta poucas cabeças de gado em virtude da reduzida cobertura de plantas, invasão de espécies não palatáveis e cupinzeiros (Klink; Machado, 2005).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1 Agriculture
Atualmente a vegetação predominante no estado (FOD) está descaracterizada e fragmentada, devido principalmente a processos de degradação intensos, sobretudo pelas atividades de agricultura, ocupação desordenada e extração de carvão mineral, reduzindo drasticamente a vegetação original e resultando em formações secundárias em diferentes estágios sucessionais (Citadini-Zanetti et al., 2009).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.2.3 Sub-national level on going
Citada como "Em perigo" (EN) na Lista Vermelha da flora ameaçada de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).
Ação Situação
4.4 Protected areas on going
PARNA Caparaó, Alto Caparaó - ES; P.E. Serra do Papagaio, Aiuruoca - MG; P.E. Ibitipoca, Lima Duarte - MG; PARNA Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso - GO.